24.5.06

Da família sem pais à família sem paz

Este dia 03 de março de 2006 foi a consagração de um longo período de reflexões e prática.
A uma jovem estudante de jornalismo, que me perguntara quais os passos a serem dados para publicar um livro, respondi que o primeiro passo é de ordem subjetiva: o que tenho a dizer com meu trabalho já foi dito antes? O que tenho a dizer acrescenta valor ao campo de estudos na área? Resolvida esta questão, e existindo material reunido em volume suficiente - no meu caso foram dois anos de elaboração, é interessante contratar os serviços de um revisor para identificar os "pontos cegos" do texto, no âmbito da gramática e do próprio sentido das frases, uma vez que dificilmente um autor consegue ver/identificar as próprias lacunas.
Depois desta etapa, ou paralela a ela, temos de entrar em contato com uma ou várias editoras para comparar os preços da editoração, dos serviços gráficos, arte final, etc. Optando ao final pelo orçamento mais de acordo com os recursos disponíveis. É algo complicado para o escritor, pois envolve um lado mais comercial da publicação que não faz parte propriamente do perfil do cientista ou pesquisador.
E o lançamento também ocasiona novas preocupações: qual o local mais adequado, a quem convidar, como enviar o convite, quais os espaços disponíveis na mídia para divulgar e falar do livro, são pontos que um escritor "tímido" atribui pouco ou nenhum valor em sua jornada, mas que são indispensáveis para "divulgar o produto".

E por falar nisso, o produto pode ser adquirido no site da Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br